• Jornal Publicidade

Juninho Afram relembra disco "O tempo", eleito 25° melhor disco da época segundo a Super Gospel.

José Afram Júnior, mais conhecido como Juninho Afram em São Paulo, é um músico e compositor brasileiro, conhecido por ser o guitarrista, vocalista, principal compositor, líder e um dos fundadores da banda Oficina G3. Juninho é o único remanescente da formação original de sua banda.



Conhecido por sua proficiência no instrumento, Juninho por vezes foi descrito, por revistas especializadas como um dos melhores guitarristas brasileiros dentro do rock.[1][2] No Oficina G3, foi o principal vocalista durante vários anos, e compôs sozinho várias canções importantes de sua discografia, como "Espelhos Mágicos" e "O Tempo".




E nesta última quinta-feira, 6 de maio de 2021, fez um post em sua rede social relembrando a gravação da música "O tempo", gravada no ano 2000, junto a sua banda, onde destacou "um belo dia com meus brothers, nos divertimos, disco conquistou avaliações favoráveis da crítica e foi eleito o 25° melhor disco da época de 2000, de acordo com lista publicada pelo Super Gospel".




Desde adolescente Juninho Afram envolveu-se com música, estudando próximo à sua casa em um conservatório de violão clássico Ipatinga aos treze anos. Porém, uns poucos anos depois, deu preferência à guitarra elétrica, por influência de bandas como Pink Floyd, principalmente pelo guitarrista e cantor David Gilmour, pela sua técnica e do rock dos anos 70 e 80.[3]

Aos quatorze anos ganhou sua primeira guitarra depois e começou a tocar com amigos da vizinhança. Aos quinze anos começou a tocar na Igreja Cristo Salva, com uma banda chamada Estação Céu, sendo essa uma época onde pôde desenvolver suas habilidades musicais. Naquela mesma igreja junto com Walter Lopes conhecem Wagner García, e, posteriormente, com eles formam a banda Oficina G3. Logo também ingressaram na banda Luciano Manga e Túlio Régis, assumindo apenas esporadicamente os vocais em algumas músicas (como "Perfeita União" e "Deus eterno", "Espelhos Mágicos).

Durante os anos, vários membros saíram da banda e vários outros entraram; dentre os que entraram estão Duca Tambasco (em 1994), Jean Carllos (em 1995) e Mauro Henrique (em 2007), os quais são os membros que compõem a formação atual do Oficina G3. Após a saída de PG, vocalista da banda entre 1997 e 2003, o grupo decidiu entre si colocar Juninho Afram nos vocais. Passados cinco anos Juninho deixa o posto de vocalista principal da banda no final de 2007, quando o grupo recebeu um novo integrante para exercer tal função, o até então professor de música e produtor musical Mauro Henrique.


Estudou canto lírico, na Universidade Livre de Música, por sete anos e meio, e também guitarra, com Mozart Mello e Kiko Loureiro, no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia). Hoje Juninho é um dos endorsers da marca de guitarras Tagima, sendo o único guitarrista a ter dois modelos exclusivos de sua assinatura, a JA e a Arrow. Também pela Tagima foi lançada uma linha de violões elétricos com sua assinatura.

Acompanhe o trabalho do artista brasileiro via Instagram > https://instagram.com/juninho_afram/ < Por Alison Vasconcelos.